Que tal uma pizza bem quentinha e deliciosa?
Vamos, agora, responde a esposa.
Chegando numa pizzaria em São Paulo num sábado a noite, dia de pizza, o casal pede uma pizza no sabor de costume.
Recebendo atendimento exemplar em todo tempo e eis que chega a “dona redonda”: a pizza.
Depois de comer o primeiro pedaço inteiro, o casal conversa sobre sabor da pizza. Chama o garçom que, imediatamente, retira a pizza e providencia uma nova, do mesmo sabor.
A primeira pizza apresentou sabor bem diferente do habitual, embora aparência normal.
A pizza substituta chega e adequadamente é servida. O casal cliente come uma fatia e percebe que esta pizza apresenta a mesma característica da primeira. O casal cliente chama novamente o garçom e relata a mesma percepção que, imediatamente, solicita ao cliente que aguarde o próximo atendimento.
Dentro de minutos chega ao local um senhor tão educado quanto o garçom e se identifica como Chefe do Forno. O cliente surpreso toma conhecimento que numa pizzaria o gerente principal é o chefe do forno. Este surpreso ouve o relato e informa não saber o que está acontecendo. O chefe do forno supõe que possa ter havido troca de matéria prima por parte do fornecedor, embora incomum, se desculpa e despede-se do cliente que neste momento informara que a pizza poderia ser recolhida e que a conta fosse trazida a mesa.
O chefe do forno educadamente diz: “senhor desculpe-nos pelo contratempo. Informarei o fato ao setor de compras na segunda-feira e fique à vontade para escolher outro sabor de pizza por nossa conta”
O cliente agradece, dispensa, educadamente, a cortesia e deixa o estabelecimento sentindo-se muito bem atendido.
No sábado seguinte, onde será que o casal cliente foi comer pizza? Na mesma pizzaria.
Viva o atendimento
Cristina Calligaris
Especialista em Inovação no Atendimento um Novo Olhar sobre o Cliente
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